domingo, 24 de janeiro de 2010

MENSAGENS OCULTAS


Por alguma razão que eu mesmo desconheço, certas músicas infantis invadiram a minha cabeça e um dia eu acordei cantarolando algumas delas. Sabe aquelas músicas que aprendemos na escola? Pois é, elas mesmas.

Aquela manhã o meu humor não era dos melhores, então eu comecei a analisar – de maneira Freudiana – o significado oculto por trás destas canções aparentemente inocentes e puras. Comecei com uma muito conhecida das pessoas, a música do “Coelhinho”. A letra é mais ou menos assim:

De olhos vermelhos,
De pêlo branquinho,
Orelhas pontudas,
Eu sou coelhinho.

Comi uma cenoura
Com casca e tudo,

Tão grande ela era!...
Fiquei barrigudo.


Engana-se quem pensa que essa simples canção é pura! Vamos vasculhar o seu significado oculto, a mensagem que querem incutir nas cabecinhas inocentes de nossas crianças. Veja bem, o coelho é um mamífero classificado na família dos roedores cuja fama é de um taradão inveterado. Fazer filho é com ele mesmo! Nem todo coelho tem o olho vermelho, mas insistem em colocar essa informação na música, afinal, relacionamos os olhos vermelhos com o “coisa ruim”, o cramulhão. Ele parece bonitinho, tem pêlo branquinho e macio, mas é o diabo!

Ainda tem mais, caro leitor, como se não bastasse dizer que o pobre coelhinho é do mal, ainda reforçam uma idéia puritana ao dizer o que acontece quando ele come uma cenoura (objeto fálico e com apelo sexual): fica barrigudo, ou seja, engravidou. Está aí uma prova da mensagem subliminar que foi passada a todos nós e que continua a ser divulgada até hoje: sexo é coisa do capeta; se você fizer, vai engravidar.

Essa não é a única canção infantil com uma mensagem oculta, ainda há outra:

Um, dois, três indiozinhos.
Quatro, cinco, seis indiozinhos.
Sete, oito, nove indiozinhos,

Todos no mesmo bote.

Iam navegando rio abaixo,
Quando o jacaré se aproximou.

Um indiozinho olhou pra baixo
E o bote quase virou.


Aqui a mensagem oculta chega a ser preconceituosa! Na cultura do nosso país, costuma-se dizer que o índio é acomodado e vagabundo, e a famigerada música faz uma alusão aos atuais funkeiros que andam em seus horríveis carros tunados. Os sujeitos seguiam em seu carro por uma larga avenida quando um jacaré (notoriamente um policial) aproximou-se do veículo motorizado. Um dos suspeitos olhou feio para o PM e o caldo quase entornou (o que ficou muito claro na música ao afirmar que o bote quase virou). A mensagem ficou muito clara aqui: se você é negro ou pardo, e estiver andando com a sua turma de amigos, não olhe feio para a autoridade ou ela vai enquadrar você! Mais uma música usando uma mensagem oculta para manipular as nossas mentes; assim fazemos tudo o que eles querem.

Protejam os seus filhos dessa cruel lavagem cerebral!

9 comentários:

Meri Aleixo disse...

Rafael...
Gostei de tua visita por lá...
volte sempre
vou dar uma olha em tudo em teu blog
e já gostei do que li

bj

Rafael Castellar das Neves disse...

hauahuah...boa, Daniel!!

Os olhos vermelhos devem ser pq o coelhinho "deu um tapinha"...hauhauhauah

Mas agora preciso rever essas musiquinhas....tenho até medo de pensar naquele barrido do papai noel!!

[]'s

Priscila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Priscila disse...

Nossa Daniel ! obrigada mesmo por abrir meus olhos a mostrar as mensagens ocultas destas músicas , que pensava eu até vir ao seu blog , que não passavam de músicas infantis e por isso , pura .
Engano meu ! kkkkkkkkkkk'
Ai dos meus futuros filhos se vierem cantando essa vergonha , bom , isso é se eu tiver filhos ... sou traumatizada com crianças :S

bjs

Leandrô/Lemão! disse...

Porra, todas essas musiquinhas sempre tem alguma conotação "estranha". Muitas vezes sexual. Mas é normal. Todo mundo tem a cabeça meio maliciosa mesmo, e é bom, já que a mulecada desde cedo aprende que precisa enfiar a cenoura pra engravidar.
;)

Akhen disse...

Daniel

Vim agora ao seu blogue. Fez-me bem porque o que eu precisava era exercitar a memoria e rir. E ri.
Nós por cá não chamamos de cenoura.

Nando Serra disse...

Pensando e repensando, lembrei de algo que condiz com a sua teoria!
Veja só! Navegando, há tempos, pelo youtube, vi um vídeo do rafinha bastos falando sobre as tais músicas, segue abaixo:

NANA NENÉM QUE A CUCA VEM PEGAR
(Os pais sabem que a Cuca vem e pede pra criança dormir...)
PAPAI FOI PRA ROÇA, MAMÃE VAI TRABALHAR
(...o pai já se mandou, e a mãe também vai se mandar e deixar a coitada da criança sozinha pra Cuca pegar.)
E ainda querem que a criança durma... Vai se fuder!

Rafael Castellar das Neves disse...

hauhauhaua....Nando, comentei ontem com um colega exatamente sobre essa!! Quer dizer que os pais nos largam sozinhos sabendo que a Cuca tá vindo nos pegar e, ainda, o Bicho Papão JÁ ESTÁ em cima do telhado...nem fudendo que eu durmo!!

muito boa!!

[]s

Luna Sanchez disse...

Ahahahaha

Essa, do coelhinho, nunca me enganou...que coisa arrepiante!

Já, a interpretação para a música dos indiozinhos, minha mente inocente (cof-cof) jamais alcançaria.

Meus futuros filhos vão ouvir Lady Gaga desde o berçário : é mais seguro. Obrigada pelas dicas. ;)

ℓυηα